JEANE TERRA
PREVIEW
ESCOMBROS
PELES
RESÍDUOS
CURADORIA AGNALDO FARIAS
ESCOMBROS
PELES
RESÍDUOS
CURADORIA AGNALDO FARIAS

#navitrine - Virgínia Di Lauro
Em Suspensão | 2020
Instalação
Fotos: Fernando Souza
Em Suspensão
Virgínia Di Lauro constrói uma paisagem “Em Suspensão” emaranhada de rasuras, tramas, nervuras e palavras, altera a ordem das coisas, insiste em existir e reexistir desmembrando textos e reconstruindo novas possibilidades de se encantar no mundo. Frases precisamente selecionadas como “Descortinar perspectivas”, “Os ventos fortes... de susto e prazer”, “Ao fundo das transformações” saltam de uma paisagem visceral.
Nesta trama de fissuras em um presente bruscamente interrompido, corações únicos feitos de argila pelo amassar das mãos da artista são ligados ao teto por fios de lã vermelha. Essas formas estranhas de corações cabem na mão bem fechada, suspensos diante de um tempo fragmentado e não linear.
O lugar que a artista nos coloca diante da segunda ativação da vitrine no Ato 3 da exposição “Como habitar o presente?” é o de abrir espaço para transmutar, criar fendas e transformar-se a partir delas, sendo possível estar suspenso e com os corpos fincados por linhas ao mesmo tempo, inclusive o próprio corpo da artista que se faz presente através de fotografias pintadas e costuradas, criando conexões, onde um corpo se conecta por fios, dando força e sentido a outros corpos.
Érika Nascimento, curadora.