JEANE TERRA
PREVIEW
ESCOMBROS
PELES
RESÍDUOS
CURADORIA AGNALDO FARIAS
ESCOMBROS
PELES
RESÍDUOS
CURADORIA AGNALDO FARIAS
Gabriela Noujaim (Rio de Janeiro, 1983).
Tem estruturado sua poética a partir do interesse pela imagem técnica construída a partir de vídeos, fotografias, gravuras e instalação, tencionando as possibilidades em imaginar outros mundos e futuros, onde as noções de permanência e risco são questionadas.
Participou da exposição "Prêmio Jovens Mestres Rupert Cavendish" (Londres, 2011). Recebeu a Menção Honrosa no festival de videoarte "Lumen EX" (Badajoz, Espanha) e o Prêmio de Aquisição da 39a Exposição de Arte Contemporânea de Santo André, SP (2011). Participou de várias coletivas, como "Se Liga" (CCBB RJ) e projeto "Technô" (Oi Futuro Flamengo RJ), em 2015. Foi finalista do 3m Love Songs Festival (Instituto Tomie Ohtake, SP, 2014), e integrou o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), em 2013. Possui obras na coleção do Museu de Arte do Rio; Instituto Ibero-Americano, Berlim; Centro Cultural São Paulo, Escola de Artes Visuais Parque Lage; Museu de Arte Digital, Valência; Galeria Cândido Mendes, Rio de Janeiro; SESC, Copacabana; Palácio de Las Artes Belgrano, Buenos Aires; Espaço Culturais dos Correios, Rio de Janeiro.

Gabriela Noujaim
O Fogo | 2019
2' 10"
Edição: 1/2 + 1 P.A.
A observação dos ventos movimenta um estudo minucioso sobre troca das estações do ano, dos períodos de plantio e colheita, assim como a medição das marés. Os povos originários entendem o vento como um relógio; guiam-se a partir dele. Em 2 de setembro de 2018, um incêndio devastador consumiu grande parte da coleção do Museu Nacional – um acervo que contava com 40 mil peças de muitos povos indígenas do Brasil. Em mais uma colaboração com Zé Urutau, no vídeo a artista apresenta uma denúncia sobre apagamentos históricos e o desprezo dos governos pelas políticas públicas para a ciência, a cultura e patrimônio. A partir da anedota ouvida pela artista, se questiona: caso os bombeiros tivessem consultado lideranças indígenas sobre a direção dos ventos antes de direcionarem os jatos d’água, teria o fogo durado menos tempo no casarão da Quinta da Boa Vista?