Prezado CEO do Grupo PetraGold

Sr. Eduardo Braule-Wanderley

Tivemos um ano de grandes desafios e conquistas em 2019!

 

Começamos o ano com a continuidade da exposição Baixa dos Sapateiros, de Tiago Sant’Ana, que foi sucesso de público e crítica. Em março, inauguramos a mostra “Passeata”, coletiva com curadoria de Isabel Sanson Portela que reuniu obras de 14 artistas mulheres. A exposição teve uma excelente repercussão e levou o nome da galeria para os principais veículos especializados.

 

 

 

No mês de abril fomos surpreendidas com a infiltração da cobertura da edificação, devido às fortes chuvas que caíram na cidade do Rio de Janeiro, e ficamos fechadas por cinco meses. Durante esse período, exploramos os nossos canais virtuais de comunicação (site, newsletter, Instagram e Facebook), e lançamos a campanha ‘Novo Colecionador’, no intuito de dar continuidade ao trabalho, fomentar o colecionismo e divulgar as obras tanto dos artistas representados, quanto dos consignados.

 

Foram 17 artistas, um a cada semana com sua obra de arte em destaque no site da galeria e nas redes através de banner, vídeo e textos. Ao final desse período e já com o espaço Anexo em perfeitas condições de uso abrimos a exposição física ‘Novo Colecionador’ com todas as obras que foram divulgadas nas redes e realizamos duas conversas na Vila sobre mercado de arte e colecionismo: uma com Franz Manata e outra com Fernando Cocchiarale. Resultando em vendas de obras para colecionadores.

 

 

Duas artistas entraram para o time de representados da galeria: Gabriela Noujaim e Jeane Terra. Além disso, trabalhamos o Conceito de incluir novos e potenciais artistas para uma aproximação diferenciada em suas produções e no mercado, dos quais chamamos de “consignados”. Ao todo foram 16 artistas, dentre eles Kammal João e Isabela Sá Roriz, culminando com a proposta do Espaço Anexo: um ambiente voltado para experimentações e reflexões em torno da arte contemporânea, inaugurado em março de 2019 na vila em que abriga a galeria principal. Um espaço acolhedor que permite aproximar público e artistas, receber exposições, pequenos grupos de artistas, colecionadores e curadores. Nele são realizados encontros, palestras, apresentações de projetos e portfólio, se firmando como um centro propulsor da Arte Contemporânea.

 

Em setembro abrimos duas exposições: Longe dos Olhos, individual de Jimson Vilela (galeria principal) concomitante ao lançamento da revista seLecT na qual a mostra teve destaque de quatro páginas; e Maraca, de Gabriela Noujaim com curadoria de Michaela Blanc (Anexo), durante o Circuito Integrado de Galerias de Arte – CIGA ArtRio.

 

 

 

 

 

Participamos da ArtRio com um stand de 60m² apresentando trabalhos inéditos de todos os artistas representados. Tivemos nove obras selecionadas por Paulo Herkenhoff para o acervo do MAR (sete delas doadas pelo casal Eduardo Braule-Wanderley e Simone Cadinelli), realizamos vendas, ganhamos visibilidade no mercado, estreitamos relacionamentos e tivemos um crescimento de posicionamento de marca muito grande.

 

 

 

 

Em novembro fizemos nossa primeira incursão na cidade de São Paulo: participamos do ArtWeekend, projeto de iniciativa da Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT que tem como proposta promover circuitos e programações especiais nas galerias da cidade, tais como visitas guiadas, conversas com artistas e curadores, performances, oficinas, mostras de vídeo, entre outras, durante um final de semana.

 

Levamos para São Paulo trabalhos de três artistas da galeria (Claudio Tobinaga, Gabriela Noujaim e Roberta Carvalho) para serem expostos na Galeria Rabieh, no bairro dos Jardins. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda em novembro, abrimos a exposição coletiva “O ovo e a galinha”, com curadoria de Ulisses Carrilho. Na mostra, os artistas da galeria Claudio Tobinaga, Gabriela Noujaim, Jeane Terra, Jimson Vilela, Leandra Espírito Santo, Roberta Carvalho e Ursula Tautz  recebem a companhia de trabalhos de Anna Bella Geiger, Cildo Meireles, Claudia Andujar, Ivens Machado, Leticia Parente, Rubens Gerchman e Waltercio Caldas. Com essa exposição tivemos a oportunidade de contactar com colecionadores e outras galerias, formando parcerias para o empréstimo das obras de arte.

 

Em dezembro, a exposição “O ovo e a galinha” foi indicada pela Revista Select, como uma das melhores exposições coletivas de 2019 na categoria exposições em galeria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paralelamente a programação de eventos da galeria, progredimos no quesito administrativo (segurança, contratações de seguros, formalizações de contratos em todas as esferas, emissões de notas fiscais referentes às obras de arte, etc.), um salto qualitativo que podemos atribuir ao acompanhamento jurídico que recebemos.

 

A organização, contábil e jurídica, da Coleção do casal está sendo finalizada. Esse ano o número de obras da Coleção ampliou para 30, dentre artistas em plena ascensão no mercado e consagrados. Hoje a Coleção reúne obras de artistas como: Ângelo Venosa, Antonio Dias, Brígida Baltar, Cildo Meirelles e Iole de Freitas. Totalizando 121 obras de arte da Coleção. A maior parte das obras estão expostas no escritório da empresa do Grupo Petra Gold no Rio de Janeiro.

Nossa meta é fazer uma nova curadoria para levar obras para a filial de São Paulo ainda no primeiro trimestre de 2020, proporcionando ao ambiente da empresa o mesmo perfil diferencial que a sede possui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pretendemos, progredir com a parceria educativa entre Arte Contemporânea e o Grupo PetraGold. Logo no início de 2020, retornaremos o plano de ação juntamente com Tom e Érika.

 

Dentro do nosso planejamento, buscamos analisar o que vêm sendo apresentado nas principais feiras de arte: SP Arte em São Paulo, FIAC em Paris e Artíssima em Torino, na Itália. No próximo ano, daremos continuidade nesse acompanhamento. Em março, a artista Gabriela Noujaim acompanhará a feira de arte Hong Kong Art Basel. Importante ressaltar que a artista participará da Bienal “ARTFEM Women Artists 2nd International Biennial of Macao”, na China

 

No último bimestre do ano contratamos uma nova assessoria de imprensa e queremos aprofundar essa relação com relação aos nossos objetivos e o calendário de atividades do ano de 2020.

 

Aproveitamos para compartilhar que trabalharemos no eixo - arte, arquitetura e cidade, acompanhando um grande movimento em 2020, no Rio de Janeiro, o congresso mundial de arquitetura. Além de programação expositiva, através da ocupação do espaço fechado do restaurante ao lado da galeria, programada para início de fevereiro, vamos enriquecer o calendário com conversas neste seguimento, dentro do nosso conceito de formar novos públicos e novos colecionadores.

 

Em breve compartilharemos com vocês nosso planejamento de 2020. Nele constará a proposta para participarmos da ArtRio 2020, já com data anunciada para setembro. A proposta é permanecer no mesmo local da feira deste ano de 2019, com a mesma área. Faremos a inscrição no começo de janeiro (aplicação do projeto).

 

Nossa intenção é trabalhar de forma mais eficiente, antecipando as datas com maior concentração de atividades e maior desembolso. Além de compartilhar a agenda, para que a comunicação possa ser participada aos colaboradores e dessa forma eles possam desfrutar das programações da galeria.

 

Nosso lema internamente é: somos um único corpo, com muitos tentáculos, portanto seguiremos juntos, com o mesmo foco e objetivo - proporcionar uma trajetória positiva na vida dos clientes colecionadores, dos colaboradores e sociedade, através de elo sólido, próspero e seguro!

Obrigada!

PATROCÍNIO

cinza_site_gpg_logo_rgb.png
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA - 10h ÀS 19h

SÁBADO - 11h ÀS 15h

CONTATO@SIMONECADINELLI.COM

+55 21 3496-6821  |  +55 21 99842-1323 (WhatsApp)